Taormina e Etna: os pontos altos da Sicília

Julho de 2012. Pegamos um avião até Catânia e, de lá, um ônibus até uma cidadezinha do sul da Itália chamada Taormina. Situada no alto do morro, é uma cidade cheia de charme na ilha da Sicília, com uma opção variada de praias e cujos únicos carros autorizados são dos moradores.

Ficamos hospedados no Hotel Villa Riis, um lugar intrigante e decadente, com vista para o mar: parecia um hotel da máfia mal assombrado. Nos aventuramos certa vez por seus longos corredores, e tudo o que posso dizer é que essa ousadia não se repetiu.

Constatamos pelo baixo quórum durante os cafés da manhã que o hotel estava vazio, o que aumentava ainda mais nossa sensação de isolamento. A piscina, a quadra de tênis e uma academia (precária) eram basicamente frequentadas por nós, além de um ou outro casal eventual.

Saindo do hotel, tínhamos a Corso Umberto, rua principal e mais charmosa, só para pedestres, com lojas, restaurantes, sorveterias e cafés. Ande sem pressa por suas vielas, praças, catedrais, fontes, portas e pórticos de pedras. Na Piazza IX Aprile, há uma bela vista para o mar Mediterrâneo e para o vulcão Etna, além de bares e artistas de ruas. Se possível, vá no por do sol.

Pensamos que iríamos comer muito bem, mas poderia ter sido melhor. Ainda assim, a Rosticceria Da Cristina proporcionou uma verdadeira experiência italiana. Sempre aos gritos, clientes e trabalhadores interagiam na operação de compra e entrega.

O cardápio: pizza saborosa de todos os tipos a um preço acessível. Dica: atenção para quando gritarem seu número, não perca a vez. Como há basicamente apenas um balcão, o ideal é comer na pracinha, ao redor da fonte, apreciando o mar iluminado pela lua lá embaixo.

Não há areia na maioria das praias e muitas vezes estendíamos a canga em rochas negras, produtos da lava vulcânica, ou em pedrinhas que substituíam os grãos de areia: não muito confortável para quem não está acostumado. Pode-se chegar nas praias a pé, de bicicleta, de carro ou de bondinho/teleférico, pois são muitas opções. Isolla Bella é o ponto mais famoso, turístico e ao mesmo tempo familiar, e pode ser um tanto farofa.

Uma praia grande e com areia é a Giardino Naxos, com infraestrutura aos turistas e a 15 minutos de carro (no caso, um transfer) de Taormina. As várias opções de hospedagem fazem de Giardino um local bastante disputado no verão, com noites animadas.

O Teatro Grego tem capacidade para quase 6 mil pessoas e abriga os festivais de verão. Construído pelos gregos e ampliado pelos romanos, oferece uma vista privilegiada do Etna e do litoral, causando um contraste fantástico com suas ruínas. Vá de preferência pela manhã, quando a luz é mais apropriada e é mais vazio. Curiosidade: algumas cenas de “Poderosa Afrodite”, de Woody Allen, foram filmadas ali.

Perto do centro de Taormina e da Corso Umberto está o Jardim Público. Vale a pena caminhar até lá e apreciar a vista para o mar, além de usufruir do verde ao redor, respirar e relaxar.

Há vários trens partindo de Taormina para cidades próximas, incluindo Catânia, Nápoles, Palermo e Messina, para onde fomos num bate-volta. Com uma hora de duração, a viagem de trem nos permitiu ir e voltar no mesmo dia. É só se programar, pois opções não faltam.

O trajeto até o Etna, maior vulcão ativo da Europa, em Catânia, dura pouco mais de uma hora. Após pegar um bondinho e um carro 4×4, o passeio vira uma caminhada. Durante essa trilha no ponto culminante da Sicília, pisa-se já na terra negra, uma parte da Terra efetivamente viva, a qual a lava cobriu e onde o magma corre por baixo, sob teus pés. Havia fogo e fumaça nas crateras a alguns metros de nós, a mesma fumaça que víamos a quase 60 quilômetros de distância, desde Taormina.

Taormina nos encantou com seu charme. Abaixo, caminhe você também por Corso Umberto e tenha um gostinho dessa experiência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s