Just Sicília: Taormina, Etna & Messina (Italia)

Julho de 2012. Pegamos um avião até Catânia e, de lá, um ônibus até uma cidadezinha do sul da Itália chamada Taormina. Situada no alto do morro, é uma cidade cheia de charme na ilha da Sicília, com uma opção variada de praias e cujos únicos carros autorizados são dos moradores.

Ficamos hospedados no Hotel Villa Riis, um lugar intrigante e decadente, com vista para o mar: parecia um hotel da máfia mal assombrado. Nos aventuramos certa vez por seus longos corredores, e tudo o que posso dizer é que essa ousadia não se repetiu.

Constatamos pelo baixo quórum durante os cafés da manhã que o hotel estava vazio, o que aumentava ainda mais nossa sensação de isolamento. A piscina, a quadra de tênis e uma academia (precária) eram basicamente frequentadas por nós, além de um ou outro casal eventual.

Saindo do hotel, tínhamos a Corso Umberto, rua principal e mais charmosa, só para pedestres, com lojas, restaurantes, sorveterias e cafés. Ande sem pressa por suas vielas, praças, catedrais, fontes, portas e pórticos de pedras. Na Piazza IX Aprile, há uma bela vista para o mar Mediterrâneo e para o vulcão Etna, além de bares e artistas de ruas. Se possível, vá no por do sol.

Pensamos que iríamos comer muito bem, mas poderia ter sido melhor. Ainda assim, a Rosticceria Da Cristina proporcionou uma verdadeira experiência italiana. Sempre aos gritos, clientes e trabalhadores interagiam na operação de compra e entrega.

O cardápio: pizza saborosa de todos os tipos a um preço acessível. Dica: atenção para quando gritarem seu número, não perca a vez. Como há basicamente apenas um balcão, o ideal é comer na pracinha, ao redor da fonte, apreciando o mar iluminado pela lua lá embaixo.

Não há areia na maioria das praias e muitas vezes estendíamos a canga em rochas negras, produtos da lava vulcânica, ou em pedrinhas que substituíam os grãos de areia: não muito confortável para quem não está acostumado. Pode-se chegar nas praias a pé, de bicicleta, de carro ou de bondinho/teleférico, pois são muitas opções. Isolla Bella é o ponto mais famoso, turístico e ao mesmo tempo familiar, e pode ser um tanto farofa.

Uma praia grande e com areia é a Giardino Naxos, com infraestrutura aos turistas e a 15 minutos de carro (no caso, um transfer) de Taormina. As várias opções de hospedagem fazem de Giardino um local bastante disputado no verão, com noites animadas.

O Teatro Grego tem capacidade para quase 6 mil pessoas e abriga os festivais de verão. Construído pelos gregos e ampliado pelos romanos, oferece uma vista privilegiada do Etna e do litoral, causando um contraste fantástico com suas ruínas. Vá de preferência pela manhã, quando a luz é mais apropriada e é mais vazio. Curiosidade: algumas cenas de “Poderosa Afrodite”, de Woody Allen, foram filmadas ali.

Perto do centro de Taormina e da Corso Umberto está o Jardim Público. Vale a pena caminhar até lá e apreciar a vista para o mar, além de usufruir do verde ao redor, respirar e relaxar.

Há vários trens partindo de Taormina para cidades próximas, incluindo Catânia, Nápoles, Palermo e Messina, para onde fomos num bate-volta. Com uma hora de duração, a viagem de trem nos permitiu ir e voltar no mesmo dia. É só se programar, pois opções não faltam.

O trajeto até o Etna, maior vulcão ativo da Europa, em Catânia, dura pouco mais de uma hora. Após pegar um bondinho e um carro 4×4, o passeio vira uma caminhada. Durante essa trilha no ponto culminante da Sicília, pisa-se já na terra negra, uma parte da Terra efetivamente viva, a qual a lava cobriu e onde o magma corre por baixo, sob teus pés. Havia fogo e fumaça nas crateras a alguns metros de nós, a mesma fumaça que víamos a quase 60 quilômetros de distância, desde Taormina.

Taormina nos encantou com seu charme. Abaixo, caminhe você também por Corso Umberto e tenha um gostinho dessa experiência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s