A charmosa cidade de Hoi An

É impossível não se apaixonar por Hoi An, uma cidade localizada na região central do Vietnã, com atrações para todos os tipos de viajantes. Há a parte antiga, super charmosa, com lanternas tradicionais iluminando as ruelas; as praias, com águas cristalinas e calmas; e a culinária que, com muitos frutos do mar, te garante sempre uma experiência deliciosa, seja comendo nas ruas ou em restaurantes sofisticados.

Nossa estadia em Hoi An não poderia ter sido melhor. Fomos muitíssimo bem tratados pelo nosso anfitrião, Son, e sua família. Eles proporcionavam jantares quase diários, com cardápios fartos e diversificados, que serviam para conhecermos os outros hóspedes (americanos, franceses, holandeses, ingleses…) e pegarmos dicas de viagens e passeios.

A pousada de Son também oferecia bicicletas, veículo fundamental em Hoi An. Como estávamos localizados entre a praia e a Cidade Velha, íamos pedalando para ambos os lugares. Ainda que o trânsito fosse aquele típico do Vietnã – sem sinais, sem regras, sem lei –, incorporamos nossos deslocamentos em nossos exercícios físicos diários.

Isto porque o Vietnã pode ser cruel: além de sua culinária ser extremamente saborosa, algum gênio do mal inventou o café vietnamita, que consiste no acréscimo de leite condensado. Mesmo aqueles acostumados a tomar café puro – sem nem mesmo um pouquinho de açúcar – sucumbem à tentação e ao vício.

As praias são ótimas, com faixas de areia extensas, água cristalina e dezenas de restaurantes à beira-mar. Cua Dai é a praia mais perto da cidade e An Bang, mais distante, é um pouquinho melhor. Fomos nas duas praias e, além de não haver muita diferença entre elas – que compensasse pedalar mais -, em An Bang tivemos que pagar estacionamento para as bicicletas. Por isso, acabamos preferindo ir sempre em Cua Dai.

A Cidade Velha (ou Centro Histórico) é entretanto onde se concentra o charme de Hoi An. Há incontáveis restaurantes (das mais variadas culinárias internacionais) e várias lojinhas lindas nas quais se pode encontrar de tudo: desde os mais simples artesanatos típicos até camisas bacanas, além dos famosos alfaiates que reproduzem a roupa que você quiser.

Durante a noite, é lindo poder ver as velas sendo colocadas placidamente no rio, enquanto barquinhos deslizam na escuridão.

No final, ficamos bastante chateados por deixar Hoi An, mas principalmente por sair da casa de Son. Mesmo tendo, como muitos de seus hóspedes, dobrado o tempo de nossa estadia.


Joy Hoi An Homestay
Endereço: 77C Nguyen Duy Hieu St., Hoi An City, Quang Nam Province, Vietnam
Preço: US$ 20 a diária
Site: http://joyhomestay.com/


Dingo Deli
Endereço: 277 Cửa Đại Cẩm Châu tp. Hội An Cẩm Châu tp. Hội An


Miss Ly Cafeteria Restaurant
Endereço: 22 Nguyễn Huệ, TP. Hội An, Vietnam

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s