Just Hanoi (Vietnam)

Mesmo tendo permanecido poucos dias em Hanói, tivemos a melhor das impressões. Como chegamos tarde da noite, fomos direto a um restaurante na esquina de nosso hotel, New Day. Eles fechavam às 23h e já passavam das 22h. Ainda assim nos serviram com sorrisos nos rostos uma farta e saborosa refeição, impossível de ser consumida em sua totalidade. Foi nosso primeiro contato com a maravilhosa culinária vietnamita.

Ficamos hospedados na parte antiga da cidade (Old Quarter), que ainda conserva muito da arquitetura colonial francesa, uma região repleta de alfaiates, artesãos, comerciantes e restaurantes. Estávamos bem localizados e caminhamos ao redor do Hoan Kiem Lake, passando pelo templo Ngoc Son, pela estátua do imperador Lý Thái Tổ e pela Torre da Tartaruga. No lago, belíssimo (lembra a Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio), havia vários casais em clima de romance e muitas pessoas se exercitando.

Foi uma aventura atravessar as ruas, pois ninguém respeita os sinais ou leis de trânsito (mais tarde, verificaríamos que em todo o Vietnã é assim). É como se não houvesse mão, contramão, nada. É cada um para um lado e cada um por si. Carros, motos, scooters, bicicletas, tuk tuks, tudo junto em todas as direções, numa fantástica anarquia.

R$ 1 = US$ 0,3 = 7.090 VND

Uma curiosidade: como as motos são muito baratas (especialmente em relação aos carros), é comum ver famílias de três, quatro, cinco pessoas em cima de um veículo de duas rodas. No caso das scooters, algumas crianças chegam a “viajar” de pé.

Para atravessar a rua, vá andando lentamente – de preferência, numa faixa de pedestres -, levando fé que sua presença será notada e irão desviar de você. E é exatamente isso o que acontece. Mas se deve caminhar lentamente. Não se apresse e, em hipótese alguma, não corra. Nem que você ache que vai morrer. Não se preocupe, você foi visto e não será atropelado.

Hanói tem ainda diversas opções de museus, além de uma variedade enorme de cinemas, discotecas, karaokês e teatros.

Algumas horas da nossa estadia em Hanói

Visto Vietnã
Recolhemos na chegada ao aeroporto, mas antes tivemos que fazer uma solicitação de uma carta pela internet. Vários sites fazem esse serviço; escolhemos o Vietnam Visa Pro por ser o mais barato e porque lemos que era confiável. O preço varia pelo tempo de permanência no país, quantidade de entradas e urgência na entrega. Escolhemos o visto de 1 mês, uma entrada e sem urgência (mesmo assim, ficou pronto no dia seguinte), e pagamos US$ 9 cada um. Eles também vendem um serviço para não pegar fila no aeroporto, que não compramos. Como viemos em um voo pequeno do Laos, não havia fila nenhuma e o atendimento foi muito rápido. No aeroporto, é preciso pagar mais US$ 45 pelo visto, em dinheiro, e apresentar uma foto 3×4.

New Day Restaurant

Sitewww.hanoi3bhotel.com

Ngoc Son Temple
Endereço: Đinh Tiên Hoàng, Hàng Trống, Hoàn Kiếm, Hà Nội, Vietnã
Preço: 30.000 VND (R$ 4,20)