Chiang Rai: Black House e White Temple

Chiang Rai é uma cidadezinha muito simpática, proclamada província tailandesa somente em 1933. Ficamos hospedados numa ótima pousada, Baan Jaru, super bonitinha e em localização privilegiada. Na nossa rua havia uma infinidade de barzinhos, um mais agradável do que o outro, em ambos os lados. Dava para caminhar por uma calçada apreciando e escolhendo em qual entrar e voltar pela outra, repetindo o procedimento.

A equipe da pousada – um casal muito simpático – nos ajudou dando a dica de um ótimo (e muito barato) restaurante, Bar Rab, a cerca de 300 metros dali, perto da Golden Clock Tower, um ponto turístico no final de nossa rua. O relógio, criado em 2008, é bonito mas não tem nada demais: apenas fica mudando de cor graças a um jogo de luz enquanto toca uma música típica, sempre às 19h, 20h e 21h. Vale muito mais a pena conhecer o restaurante do que o relógio. Mas, como distam apenas uns 100 metros um do outro, não custa nada conhecer os dois.

IMG_1898
Golden Clock Tower

Esse casal também fez contato com um senhor taxista que, cobrando apenas por meia diária, nos levou para almoçar em um restaurante lindo na beira do rio, chamado Chivit Thamma Da (fotos abaixo). Além do charme de suas instalações e extremo cuidado nos detalhes (como um pôster clássico de um show de John Lennon no toalete), sua equipe era super competente, prestativa e simpática. E a comida, deliciosa.

Depois, nosso gentil choffeur nos levou até os mais conhecidos pontos turísticos de Chiang Rai: Black House e White Temple (sim, além de ser uma cidadezinha bastante charmosa – distante cinco horas de Chiang Mai -, todos os seus destaques carregam cores nos nomes).

Considerados opostos, estes dois templos são como o Céu e o Inferno da arquitetura tailandesa: um é branco, luminoso, etéreo; o outro é escuro, sombrio, sinistro. Um foi feito pelo discípulo; o outro, pelo mestre.

Wat Rong Khun, ou White Temple (Templo Branco), é um templo budista e hindu desenhado pelo artista tailandês Chalermchai Kositpipat (o mesmo que desenhou o relógio supracitado).

Concebido com tinta e vidros brancos representando a pureza e a sabedoria de Buda, sua construção, que se iniciou em 1997, continua até os dias de hoje. Além de sua imponência típica dos templos tailandeses, possui galerias de arte, vários cafés e lanchonetes, além de lojinhas de artesanato. Cercado por fontes e lagos com dezenas de carpas, está em constante renovação. Em sua entrada, mãos aos céus e rostos em agonia representam aqueles proibidos de chegar ao Paraíso.

The Black House (Casa Negra) é o lar do renomado artista tailandês Thawan Duchanee, além de ser um museu e uma galeria de arte, com belíssimas obras expostas, tanto pinturas quanto esculturas. A Casa Negra em si é logo na entrada, com móveis esculpidos em madeira e criados a partir de carcaças de animais, peles (de répteis, tigres, ursos), ossos (há uma ossada inteira de um elefante), chifres e outras bizarrices taxidérmicas.

Do lado de fora, um pássaro falante e uma jiboia enorme recepcionam os visitantes – nas suas jaulas/gaiolas, claro. Dentro de um submarino inspirado no Nautilus, de Nemo, há ainda uma câmara de tortura.

Os templos distam apenas alguns quilômetros um do outro e se complementam de forma estranha. Após visitá-los, retornamos à pousada. Havia chegado o momento de, infelizmente, deixar a Tailânda. Nossa próxima etapa: Laos.

Pegamos uma dica com o casal e resolvemos fazer a travessia Tailândia-Laos numa viagem de barco de dois dias de duração. Foi quando erramos.

Mal sabíamos que o nosso pesadelo estava só começando.


Baan Jaru
Endereço: 1003 Chet Yot Road,T. Vieng,Muang, 57000 Chiang Rai, Tailândia
Preço: 850 THB (R$ 85)


Ba Rab Restaurant
Endereço: Thanon Baanpa Pragarn Road, Wiang, Mueang Chiang Rai District, Chiang Rai 57000, Thailand


Chivit Thamma Da Coffee House
Endereço: 179 Moo 2, Bannrongseatean Soi 3, Tambon Rimkok, Chiang Rai 57100, Thailand
Sitewww.chivitthammada.com


Wat Rong Khun (White Temple)
Endereço: Pa O Don Chai Road, A. Muang, Chiang Rai, 57000, Thailand
Sitewww.watrongkhun.org
Preço: Grátis


Black House
Endereço: 57100, 414 1, Nang Lae, Mueang Chiang Rai District, Chiang Rai 57100, Thailand
Preço: Grátis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s