Viagem ao Parque Histórico de Sukhothai

Saímos de Chiang Mai para visitar Sukhothai, numa viagem de quase seis horas de ônibus. Após esse tempo, tivemos a impressão de termos sido desovados no meio da estrada com mais três meninas que também pretendiam se hospedar no mesmo local que nós. Porém, na verdade, estávamos bastante próximos de nosso hotel, que distava apenas 5 minutos de caminhada dali.

Acontece que não havíamos feito reserva, pois imaginamos que haveria muitas opções. Infelizmente, isto era verdade, mas em relação à Cidade Nova. Estávamos na Cidade Velha, e havíamos separado o endereço da pousada que tinha as melhores avaliações. Acabou valendo muito a pena, pois a pousada Space Ben era muito bem localizada, limpa e confortável. Entretanto, mal sabíamos que, por muito pouco, não dormimos na rua.

Após pedir ajuda à senhora do balcão (pois não sabíamos onde estávamos e nem a localização da nossa hospedagem), contatos foram feitos e, 10 minutos depois, chegou uma menina em sua scooter. Ela trabalhava na pousada e nos informou que só havia um quarto vago, com cama de casal, o qual nos foi “oferecido” pelas três amigas. Um tuk tuk nos levou ao nosso destino após desejarmos sorte às meninas.

Chegando à pousada, descobrimos que a única suíte vaga (a nossa) só estaria disponível por aquela noite. Teríamos, então, que retornar à Chiang Mai no dia seguinte, pela manhã. De qualquer jeito.

Não havia tempo a perder. O banho teria que esperar.

Deixando nossos pertences no quarto, com a porta ainda aberta, perguntamos à nossa hospedeira: “O parque é muito longe daqui?”. Ela sorriu e apontou para um vasto campo à nossa frente: “Ali está o parque”.

Foi uma visão maravilhosa! A pulseirinha que o monge havia abençoado em Chiang Mai – por apenas 20 THB! – estava nos ajudando.

Patrimônio Mundial da UNESCO, o Parque Histórico de Sukhothai é um lugar mágico, no qual nos sentimos privilegiados por lá estar. Como chegamos no fim da tarde, a luz estava belíssima. Distante cerca de 10 km da Cidade Nova (na qual nem pusemos os pés), ele cobre as ruínas da antiga Sukhothai e é rodeado por lagos, muito verde e por enormes estátuas de Buda. Cercado por inúmeros templos, tem como grande atração o Wat Mahathat, o maior mosteiro da Tailândia. Além disso, ainda conhecemos uma tailandesinha linda e envergonhada, que queria ser a melhor amiga de Raquel. Ela pediu por uma foto e, depois, conseguimos “roubar” uma dela (ver acima).

Após apreciarmos o local, voltamos ao hotel já em avançado estágio de desidratação. Foi linda a descoberta de que nosso chuveiro era bastante potente.

Na manhã seguinte, corremos um sério risco de não conseguir comprar passagens de volta para Chiang Mai naquele mesmo dia. Foram segundos intermináveis de suspense até a senhora do balcão confirmar nossos lugares. Felizmente, deu tudo certo e conseguimos pegar o ônibus para mais uma viagem de seis horas.

E você, pessoa de pouca fé, desconfiando da sorte por 20 THB!

Parque Histórico de Sukhothai

Preço: 228 THB (R$ 22)

Space Ben Guesthouse
Endereço: 499/2 Moo 3 | Mueang Kao subdistrict, Sukhothai 64210, Thailand
Preço: 1.000 THB (R$ 100)